• 16 de junho de 2022
Os primeiros grupos humanos eram nômades e se deslocavam frequentemente entre os territórios em busca de água e alimento para sobreviver.
Por volta 10000 aC, alguns grupos começaram a produzir parte do alimento de que necessitavam, domesticando plantas e animais.
Entre 8000 aC e 6000 aC foram encontrados vestígios arqueológicos próximos aos rios ou lagos, indicando a formação de comunidades seminômades ou sedentárias.
Essas comunidades formaram aldeias. Seu crescimento levou a formação de vilas e, posteriormente, cidades.
Sociedades hidráulicas
Do norte da África até o golfo Pérsico, toda essa região é irrigada por rios caudalosos: Nilo, Jordão, Tigre e Eufrates. Foi em suas margens que surgiram as primeiras aldeias. Com o desenvolvimento de técnicas de irrigação, fez com que essas sociedades ficassem conhecidas como sociedades hidráulicas. Em verde as terras irrigadas e férteis.
As aldeias que se desenvolveram às margens do rio Nilo deram origem ao antigo Egito, o reino dos faraós.
Do outro lado, entre os anos 4000 aC e 3000 aC, vestígios arqueológicos e formaram as primeiras cidades da Mesopotâmia.
O reino dos faraós
As vilas que se desenvolveram às margens do rio Nilo uniram-se formando dois reinos: um na região que o Nilo deságua no Mediterrâneo, chamo de Baixo Egito, e o outro, ao sul conhecido como Alto Egito. Por volta dos 3100 aC, os reinos foram unificados, comandado por um único governo na cidade de Mênfis e comando por um rei: o faraó.
Estima-se que mais de 400 faraós reinaram sobre o Antigo Egito entre a unificação dos reinos em 3100 aC e a conquista do Egito pelos romanos por volta de 30 aC.
Recentemente, arqueólogos encontraram uma cidade com cerca de 3.400 anos, localizada no Rio Tigre, no Iraque. A descoberta só foi possível devido à seca que atingiu o país e baixou o nível da água no reservatório Mossul.
Segundo o jornal Wion News, uma equipe de pesquisadores alemães e curdos foram os responsáveis por localizar a cidade perdida, que continha uma série de grandes edifícios e também um palácio nas ruínas. Estima-se que o local seja Zakhiku, que é da época do Império Mittani da Idade de Bronze entre 1550 e 1350 aC.
As primeiras leis escritas
O primeiro conjunto de leis escritas foi elaborado durante o Império Babilônico, sob o governo do rei Hamurabi. Por esse motivo é conhecido como Código de Hamurabi.
O código de Hamurabi tornou-se muito conhecido por possuir leis que se baseavam no principio de talião, segundo o qual todo o castigo deveria ser equivalente ao ato que o gerou e que gerou a expressão “olho por olho, dente por dente”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário